Dicas Para Professores


Conteúdos Pedagógicos baseados no currículo mínimo.Acesse.





Ferramentas de autoria podem ser descritas como recursos que possibilitam a produção de conteúdos, entre eles conteúdos educacionais, em formato de arquivos digitais, geralmente texto, imagem, som e vídeo.
Estas ferramentas possibilitam convidar o aluno a criar, a ser autor ou co-autor e não simplesmente usar a tecnologia para reproduzir informação.
Exemplos de ferramentas: blogs, fotologs, redes (orkut, facebook, myspace), wikis, podcastings, vídeos.
A Pedagogia da Autoria, citada por Neves, tem como uma das suas finalidades buscar a apropriação das mídias para a criação de conteúdos num trabalho cooperativo de docentes e alunos. Envolve estimular a autonomia, a busca de conhecimento, a criatividade. E o professor irá garantir a organização para que os alunos adquiram conhecimento significativo.

Sugestões para uma Caixa de Ferramentas:
  • Ferramenta 1: Wiki (http://wiki.zoho.com)
  • Por que escolheu? Especialmente por ser um ambiente que permite a escrita colaborativa de texto, viabilizando páginas para edição coletiva.
  • Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional: Sugestão de atividade:1. Professor cria a wiki e como administrador vai aceitar a participação dos alunos.2. Os alunos assistem ao vídeo que explica o que é uma wiki (http://www.commoncraft.com/video-wikis-plain-english). 3. Após uma conversa em sala de aula sobre as eleições 2010, os alunos serão orientados a fazer uma pesquisa sobre os candidatos a presidência da República e postarão suas pesquisas na Wiki, editando um texto com a participação de toda a turma. Cada aluno poderá escolher uma cor diferente para suas colaborações, deixando também seus nomes entre parênteses ao final da postagem. 4. Professor acompanha as colocações dos alunos, promovendo debates em sala de aula. 5. Como conclusão os alunos poderão criar um link para uma nova página onde elaborarão um Texto sobre o que esperam do novo presidente do Brasil. 6. A conclusão poderá ser postada no blog da escola, com a ajuda da OT.
  • Ferramenta 2: Blog
  • Por que escolheu? Apresenta uma estrutura simples que permite uma rápida atualização. Destaca-se por permitir aos seus leitores registrar comentários (posts) de modo que podem interagir com o autor e com outros leitores de blogs.E especialmente para os alunos, a apresentação pública de sua criação tende a trazer uma compreensão melhor do processo de construção do conhecimento e um senso de responsabilidade e compromisso ético.
  • Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional: Ao estudar as doenças sexualmente transmissíveis com seus alunos, seria interessante dividir a turma em duplas onde cada dupla ficaria responsável por pesquisar uma doença:Cancro Duro (Sífilis), Cancro Mole, Candidíase, Herpes Simples Genital, Gonorréia, Condiloma acuminado/HPV, Linfogranuloma Venéreo, Granuloma Inguinal, Pediculose do púbis, Hepatite B, AIDS, ...(http://www.dst.com.br/) e criar um blog onde explicarão o que é DST, especificar uma doença e transmissão, controle e prevenção.Como conclusão os alunos deverão visitar os blogs dos colegas e deixar seus comentários.
    Sugestão de sites: http://www.uro.com.br/dst.htm; http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS1DA1127BPTBRIE.htm; http://www.aids.gov.br/
  • Ferramenta 3: Vídeo
  • Por que escolheu? Pela facilidade com que os vídeos são produzidos hoje. Mesmo os celulares, tão comuns entre os alunos, permitem a gravação de imagens que podem ser editadas com o auxílio de softwares como o Movie Maker. Além disso, os alunos poderão disponibilizar seus trabalhos na web, o site mais utilizado é o You Tube.
  • Como utilizou esta ferramenta ou utilizaria em um contexto educacional: Fazer um concurso de vídeos sobre o tema que o professor achar mais adequado ao seu conteúdo. Uma sugestão seria um concurso de poesias, onde os alunos utilizariam o celular para filmar o colega recitando uma poesia. Os melhores vídeos seriam postados no You Tube.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...