segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Professor já ouviu falar do armazenamento ou computação nas "Nuvens"?


A computação nas Nuvens se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
Com esta tecnologia muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas "nuvens", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar. Um exemplo prático desta nova realidade é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. O que o usuário precisa fazer é apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a trabalhar, não importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para esse fim. Neste caso, o único cuidado que o usuário deve ter é o de utilizar um navegador de internet compatível, o que é o caso da maioria dos browsers da atualidade.
Google Docs

Google Docs é totalmente on-line. Assim você não precisa instalar nada e ainda pode editar documentos simultaneamente com outras pessoas. Isso proporciona uma fácil interface para o trabalho colaborativo.

Você cria os documentos no Google Docs e pode deixar armazenado na própria “nuvem”, isso é, você grava os seus arquivos nos servidores da Google, e pode acessar de qualquer computador sem precisar ficar gravando em pendrives, ou sincronizando em vários computadores.

Se você quiser, pode também produzir seus documentos no seu MS Office ou no seu BrOffice e upar no Google Docs, para ter o seu arquivo armazenado on-line, podendo editar e compartilhar a visualização e edição on-line com outras pessoas .

O Google Docs possui um serviço bem interessante, este é o Form, excelente para fazer pesquisa, provas, questionários, e o que sua imaginação conseguir criar com formulários. Você pode enviar esses formulários por email, e a pessoa que recebeu responde no seu próprio email e o Google Docs já tabula os seus resultados. Experimente, é um serviço perfeito para você utilizar com seus alunos.

Uma das desvantagens é que os arquivos não podem ser muito pesados, e você também não tem tanto espaço assim para armazenamento on-line. Abaixo uma breve descrição dos limites:

* Google Docs: cada documento pode ter um tamanho máximo de 500 K a 2 MB por imagem incorporada.
* Planilhas: cada uma pode ter até 256 colunas, 200.000 células ou 100 páginas – o que ocorrer primeiro. Não há limite de linhas.
* Apresentações: Arquivos nos formatos .ppt e .pps podem ter um tamanho máximo de 10 MB ou 200 slides; arquivos importados da web poderão ter até 2 MB; arquivos enviados por e-mail poderão ter até 500 K.
* PDFs: você pode armazenar até 10 MB por PDF em seu computador e 2 MB na web na sua Lista de documentos, até 100 PDFs.

Outra desvantagem do Google Docs é que ele ainda é em inglês. E é claro, se você não possuir internet não pode utilizá-lo. Você e todas as pessoas que terão acesso aos seus arquivos no Google Docs necessitam possuir uma conta no Google.

O Google Docs também não possui programas equivalentes ao Publisher, Groove (porém os serviços da Google oferecem varias alternativas como o Google Groups), OneNote (o Google possui várias alternativas principalmente no seu serviço IGoogle), Access (o Google possui um banco de dados on-line o Google Fusion Tables) nem Outlook (mas o Gmail é justamente isso, um WebMail)

Abaixo uma pequena lista de Serviços do Google Docs e seus equivalentes no MS Office

* Google Document é o editor de textos . Equivalente ao Word
* Google SpreadSheet é o editor de planilhas eletrônicas. Equivalente ao Excel
* Google Presentation é o editor de apresentações multimídia. Equivalente ao PowerPoint
* Google Form é o gerador de formulários. Equivalente ao InfoPath

fonte: http://nteitaperuna.blogspot.com/
http://www.infowester.com/cloudcomputing.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...